quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cecília Meireles

Oi,

 Eu conheço Cecília Meireles desde pequena, mas só umas poucas poesias.  Quando foi feito uma projeto na escola chamado : " Uma canção para Cecília",
tive que me aprofundar na poesia e na história dela. Fiquei absolutamente encantada. As poesias dela são bem simples, com temas relacionados a natureza como o mar, a lua, rosas… Além de poesias sobre a dor, as vezes meio angustiantes. Como esse pedaço de Canção Excêntrica: "- Saudosa do que não faço- do que faço arrependida."

Poesias podem ser complicadas de entender , por causa de todas as metáforas. No entanto, uma vez que você entende e interpreta, o significado é belíssimo.

Abaixo minha poesia favorita dela:

 Lamento da Noiva Do Soldado

Como posso ficar nessa casa perdida,
neste mundo da noite,
sem ti?

Ontem falava tua boca à minha boca...
E agora o que farei,
sem saber mais de ti?

Pesavam que eu vivesse por meu corpo e minha alma!
Todos os olhos são cegos... Eu vivia
unicamente de ti!

Teus olhos, que me viram, como podem ser fechados?
Aonde foste, que não me chamas, não me pedes
como serei agora sem ti?

Cai neve nos teus pés, no teu peito, no teu
coração... Longe e solitário... Neve, neve...
E eu fervo em lágrimas, aqui!  

Um comentário:

  1. Confesso que nunca li livros de Cecília,embora tenha lido várias poesias suas.A que mais gosto tem um trecho "Não sou alegre,nem sou triste:sou poeta."

    ResponderExcluir

ShareThis