quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nós Duas.


"Nós Duas" from oruminante on Vimeo.

"Era um desses dias banais. Ela me chegou com um olho tão aberto. Um olho que me lembrava uma antiga amiga, há muito nunca esquecida. Mas sua história era tão dura e triste, que às vezes me lembrava a minha... e eu já não sabia se falava dela ou de mim. Mas quem nunca foi triste? Por isso acho que falei de todos nós, e sobre como pode ser difícil voltar pra casa. Minha personagem é real. E ela conseguiu. Cumpriu sua promessa e realizou seu sonho. E só queria contar isso. Antes de tudo, pra si mesma. Essa é a história, que é mais ou menos assim..."
Via Nós Duas.

* Esse filme foi uma encomenda para ser passado numa formatura de medicina. Mas seria um desperdício pensar que ele foi feito para isso...

Ficha Técnica
Roteiro/direção/fotografia/montagem – Renato Cabral
Assistência e operação de câmera – João Motta
Produção – Jamile Salomão
Locução – Kalassa Lemos
Trilha Sonora - Ludivico Einaudi - Primavera
Realização – Oruminante, do roteiro à direção em storytelling (oruminante.com.br)
Apoio – Canção de amor filmes (cancaodeamorfilmes.com.br)
Obrigado – Luis Felipe Pimenta e Lara Stoque

Consegui uma pequena entrevista com o Renato Cabral, confiram:
RENATO CABRAL
"Venho do texto e das histórias. O valor do roteiro me ensinou a buscar na direção um estilo de filmar como quem escreve. "
"A caligrafia a serviço da câmera e do olhar. "
"Fiz Comunicação Social e já abandonei mais pós graduações que os tempos de faculdade."
"Comunicação é o equilíbrio entre técnica, estilo e tempero. É que o escritor e o diretor, como o cozinheiro, teme o insosso. Tem que ser gostoso, mesmo que do desgosto se faça bons pratos e se tire boas letras. Comunicar é fazer o tipo certo, na situação adequada, na hora que o trânsito deixa. Ou seja, é voltar pra casa sem ganhar tapa na cara. Não vejo comunicação como venda, mas como compra, seja pela sedução, seja pela persuasão. Com ela você compra atenção, intimidade, desejo e até amor eterno. Acredito que comunicação pode ser tudo, até chata. Mas trabalho para que ela seja provocativa e assanhada, que vá da cosquinha ao tesão. Dizem também que na comunicação, mais importante do que dizer é fazer. Pouco importa. O importante é tocar o outro, seja com um poema ou com um soco. Meu estilo é uma mistura de costureiro de letras com artesão de frases; meu formão e minha agulha é a ponta do dedo e da língua."

INSPIRAÇÕES
"A ideia é conquistar algum respeito e reconhecimento contando boas histórias, visuais ou textuais."

EQUIPE
"Sempre reduzida. A maioria dos projetos é sem patrocínio. Então uso gente interessada e interessante. Os projetos e os processos não seguem um ritmo muito ordenado e longe do ideal de um set com divisões de trabalho específicos. E por isso me tornei um generalista. Faço o roteiro, a direção, muitas vezes a foto. Também faço a montagem que é a minha paixão e especialidade. E é ali onde o filme realmente nasce. "

DIFICULDADES
"A dificuldade não é não ter dinheiro, não é não ter tempo, não ter gente pra fazer... o problema é não ter história pra contar. Por isso a necessidade constante de reinventar  os motivos. "

COMO FAZER COMO ELE
"Aprenda a ler de verdade... o mundo, a si mesmo, os outros, e a estrutura invisível em toda boa história."

CONTATO
www.oruminante.com.br

Para ver mais trabalhos dele, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis