sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desaparecer.


   Percebi enquanto falava em voz alta que, mesmo quando morrêssemos, era provável que não descobríssemos a resposta de por que estivemos vivos. Mesmo o ateu confesso provavelmente pensa que na morte obterá alguma resposta. Quero dizer, Deus estará lá ou não haverá coisa alguma.
     - Mas é apenas isso - eu disse -, nós não fazemos nenhuma descoberta na hora da morte! Apenas paramos! Passamos para a não-existência sem jamais saber de coisa alguma.
     Eu via o universo, tinha uma visão do sol, dos planetas, das estrelas, da noite negra continuando pra sempre. E comecei a rir.
     - Você percebe isso? Jamais saberemos por que diabos tudo isso aconteceu, nem mesmo quando acaba! - berrei para Nicolas que estava recostado na cama, sacudindo a cabeça e bebendo o vinho de um garrafão. - Nós vamos morrer e nem vamos saber. Jamais saberemos, e toda essa falta de sentido vai continuar para sempre. E já não seremos mais testemunhas disso. Nem sequer temos o pequeno poder de dar sentido a isso em nossas mentes. Nós apenas vamos desaparecer, mortos, mortos, mortos, sem nem ao menos saber.

Retirado do livro O vampiro Lestat - Anne Rice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis