domingo, 15 de julho de 2012

Filmografia: Tim Burton


Quem nunca assistiu um filme sequer desse grande mestre e brilhante diretor? O vídeo acima é especialmente para te deixar curioso do grande potencial desse ilustre homem. Não sabe qual dos filmes escolher? Aqui vão algumas dicas: 



VINCENT (1982)
Vincent Malloy é um garoto de muita imaginação, que com apenas 7 anos lê Edgar Allan Poe (autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense). Seu sonho é ser como Vincent Pride, um grande astro de filme de terror. Vincent é uma animação de 6 minutos, baseada num poema de Burton (observe as rimas) que você pode assistir agora:

 

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)
Barbara Maitland e Adam Maitand se tornam fantasmas depois de caírem em um rio com o carro. Eles precisam permanecer em casa por 50 anos, até ganharem asas e partir. No entanto, Charles e Delia compram a casa e acabam com todo o sossego do casal fantasma. Apesar de esforçados, os Maitland não são tão aterrorizantes como deveriam, então contratam Beatlejuice para apavorar os novos moradores (apesar dos Maitland terem uma certa simpatia pela filha do casal, pois esta é capaz de ver e falar eles), e então a situação foge do controle.



BATMAN (1989) 
Em Gotham City, um milionário (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.



EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990) 
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.
Ps: Sou apaixonada por esse filme!



A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999) 
Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.




PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (2003) 
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias. 
Ps: Esse é lindo! 



A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005) 
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.



A NOIVA CADÁVER (2005) 
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu. 
Ps: Apaixonante!



SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007) 
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha. 
Ps: É um musical belíssimo!




ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (2010) 
A trama será uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos, mas não se lembrava. 
Ps: Como não amar?



SOMBRAS DA NOITE (2012) 
No ano de 1752, Joshua, Naomi Collins e seu filho Barnabas, foram embora de Liverpool, Inglaterra, para começar uma nova vida na América. Mas mesmo um oceano não foi suficiente para escapar da misteriosa maldição que atormenta sua família. Duas décadas se passaram e Barnabas (Johnny Depp) tem o mundo aos seus pés, ou pelo menos a cidade de Collinsport, Maine. Capitão do Collinwood Manor, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado ... até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique (Eva Green), uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo.

4 comentários:

  1. Tim Burton é um dos melhores ever! Mas pra mi só faltou citar nightmare before christmas <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que Burton foi produtor de "The Nightmare Before Christmas", e eu abordei sua passagem como diretor. Mas sem dúvidas "The Nightmare Before Christmas" é lindíssimo, além de ser extremamente a cara de Burton!

      Excluir
  2. Cada filme tem uma beleza diferente, não tem como dizer qual é o melhor

    ResponderExcluir

ShareThis