segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Resenha #3: O PAGADOR DE PROMESSAS





Título original: O pagador de promessas.
Autor (a): Dias Gomes.
Gênero: Drama.
Editora: Bertrand Brasil.
Número total de páginas: 176.
Ano de publicação: década 1960.



Sinopse: Dias Gomes – o consagrado teatrólogo e autor de novelas da televisão brasileira – narra nesta peça de renome internacional o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feita a Iansã, pela cura de seu burro, ele divide seu sitio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sessenta léguas, com o objetivo de depositá-la no interior da igreja de Santa Bárbara, em Salvador. Iansã se confunde com Santa Bárbara na visão popular, mas por certo não é um mito cristão, motivo mais que suficiente para que as autoridades eclesiásticas se opusessem à entrada do herói no sagrado recinto. Zé-do-Burro não esmorece. Sua obstinação, sua fé conduzem a um dos mais empolgantes desfechos do teatro brasileiro contemporâneo – e universal.

Opinião: “O pagador de promessas” foi o primeiro livro do Dias Gomes que eu li, mas existem outros também famosos como “A dama das Carmélias”, que eu já coloquei na minha meta de livros pra 2013, rs. Assim como a maioria das pessoas que gostam de literatura, eu gosto muito mais de ler o livro que tem a história original, que assistir a um filme ou a uma peça. O lado bom de o livro ser em forma de peça de teatro, é que eu consegui imaginar a cena exatamente como ela ocorre, já que é descrita com detalhes, mas o lado ruim é que limitou a minha imaginação, a só aquilo. Uma coisa que me fez gostar muito do livro, é que os personagens demonstram além do que a própria história conta, como a forma que a imprensa utiliza-se  para transformar casos delicados em espetáculos para a população, ou como a Igreja pode não ser sempre o lado correto. Consegui terminar o livro mais ou menos em quatro dias. Durante toda a história, a leitura é calma e descritiva, a ação chega mesmo nas últimas páginas, e me deixou com um gostinho de “quero mais”. Uma coisa legal também, é que ao contrário de alguns outros livros “clássicos” do Nordeste, que tem palavras confusas ou é de difícil interpretação, O pagador de promessas se supera, e me proporcionou uma leitura maravilhosa e empolgante.

Personagem(s) Favorito(s): Rosa.

Nota: 3. (de 0-5)

Citações Favoritas: Guarda lendo o Jornal: “Para o vigário da paróquia de Santa Bárbara, é Satanás disfarçado. Quem será afinal Zé-do-Burro? Um místico ou um agitador? O povo o olha com admiração e respeito, pelos caminhos por onde passa com sua cruz, mas o vigário expulsa-o do templo. No entanto, Zé-do-Burro está disposto a lutar até o fim.”

Onde comprar: Estante Virtual | Americanas | Cultura | Saraiva.

Páginas: Facebook | Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis